terça-feira, 25 de maio de 2010

Barquinho de papel e dicas berçario

Meu barquinho de papel
João era um menino muito esperto que adorava aventuras, certo dia ele resolveu ir passear pela floresta.
Então, ele foi andando, andando e pela floresta ouvia muitos barulhos, mas o que ele mais gostou foi o barulho do vento ( balançar a folha fazendo o barulho do vento)



Estava Joãozinho refrescando-se embaixo de uma árvore quando surgiu uma borboleta voando e lembrou-se desta música: (dobrar a folha ao meio, segurando pela dobra. Abaixar e levantar a mão, fazendo o papel balançar como se fosse asas de borboleta)


“Borboletinha ta na cozinha
Fazendo chocolate para a madrinha.
Poti, poti, perna-de-pau.
Olho de vidro e nariz de pica-pau”
João gostou muito daquele lugar e achou que seria bem divertido fazer uma casa na árvore e morar por ali mesmo. (dobrar ao meio novamente e colocar ponta com ponta ao meio da marcação dobrada) de:


“ Era uma casa muito engraçada,
(Música e letra de: Toquinho e Vinícius)
Mas a casa era toda desajeitada! Não daria para João morar nela por muito tempo...
Era melhor João inventar outra brincadeira. Ele gostava muito de brincar de soldado e precisou dobrar só mais um pedacinho, outro pedacinho... E ... O que será que apareceu? Olhem só! Um chapeuzinho do soldado! Joãozinho começou a cantar esta música:

Marcha soldado cabeça de papel
Mas o chapéu era muito grande para a cabecinha do João e ele resolveu dobrar mais uma vez, (de um lado, do outro lado)


surgindo assim um chapeuzinho muito pequeno. João ficou muito aborrecido e tentou faze-lo voltar ao mesmo tamanho, mas não conseguiu.
O que conseguiu foi fazer um...

Um barquinho!!!!!

E o Joãozinho ficou feliz da vida. Correu para a praia que ficava ali por perto. No caminho começou uma chuvinha danada e ele tentou enxugar o barquinho com a camisa. Quando acabou de enxugar, largou a camisa e foi embora. Já estava na praia quando notou que estava sem camisa e logo pensou:
__ Epa! Minha camisa! Onde será que a deixei? Vou levar uma surra da minha mãe! Mas agora eu não vou acha-la mesmo e vou apanhar do mesmo jeito! Então eu vou brincar um pouquinho e depois vou para casa!
Usando sua imaginação embarcou no frágil barquinho que navegou, rapidamente, mar a dentro.
Já estava longe, navegando, quando uma tremenda tempestade começou a jogar o barquinho pra cá e pra lá.
Pra lá e pra cá!
Nesse jogo das ondas, o barquinho bateu com a proa no rochedo, partindo-se. (frente)

A tempestade ficou mais forte ainda, continuando a jogar o barquinho que, bateu também com a popa, partindo-se como a proa. (trás)

E o barquinho vira e vai para o fundo do mar, batendo com a ponta da vela que também se parte. Mas o barquinho da vela quebrou de forma redondinha.

E sabem o que aconteceu?
Joãozinho, por causa do cansaço e do calor, havia se abrigado à sombra de uma árvore perto da praia e adormecera. Quando acordou, sua camisa estava ao lado dele.
Onde? Onde está a camisa do Joãozinho?
(Abrir a dobradura e surgirá a camisa do menino.)

Após a surpresa!!! Que será o surgimento da camiseta, vc pode criar atividades utilizando a camiseta (pintar, decorar), as músicas que aparecem no decorrer da história, recontar a história, mas desta vez através da dramatização, do envolvimento das crianças, expressão corporal... use sua criatividade... sua aula vai brilhar!!!

Sugestões de Atividades da Rotina:
• chegada e recepção das crianças;
• organização da sala e dos materiais;
• atividades didático-pedagógicas;
• brincadeiras ao ar livre;
• higiene e troca de roupa;
• almoço;
• higiene bucal;
• repouso;
• atividades alternativas para as crianças que vão acordando;
• lanche;
• atividades didático-pedagógicas;
• brincadeiras ao ar livre;
• higiene e troca de roupa;
• jantar;
• higiene bucal;
• reorganização da sala;
• saída.
PLANEJAMENTO BERÇÁRIO
criado por ostras 22:07 — Arquivado em: Sem categoria —


Objetivos: Oportunizar a construção da identidade e cooperação, estimular a imaginação criativa, estabelecer contato com seus pares e explorar situações de interação social.
SEGUNDA-FEIRA
Rodinha
• Música - O sapo não lava o pé (A professora canta a música junto com a criança)
• Histórinha com livro de pano para bebês (à escolha)
Atividade pedagógica
• Brincar de esconde-esconde com lençol
TERÇA-FEIRA
Rodinha
• Música – Fui no Itororó
• Histórinha com fantoches (à escolha)
Atividade pedagógica
• Brincar de rolar no colchonete
QUARTA-FEIRA
Rodinha
• Música – A canoa virou
• Ouvir músicas em CD (à escolha)
Atividade pedagógica
• Brincar de jogar bolas
QUINTA-FEIRA
Rodinha
• Música – Ciranda cirandinha
• Ver vídeo (à escolha)
Atividade pedagógica
• Brincar de jogar bolas
SEXTA-FEIRA
Rodinha
• Música – Samba Lelê
• Histórinha com dedoches (à escolha)
Atividade pedagógica
• Brincar de montar blocos coloridos
OBS: Ao fazer seu planejamento, não esqueça a idade da criança, nete caso, 4 meses em diante (Berçário I). Estes bebês só conseguem a nossa atenção por pouco tempo. Por isso, aproveite bem a oportunidade e planeje as atividades por no máximo 15 minutos.
Também, podemos aproveitar para enfatizar os nomes das crianças nas músicas. Ao praticar as atividades, também podemos dar ênfase nas cores dos objetos (Jõao, dê-me a bola vermelha). Assim, os bebês vão se familiarizando com cores, objetos e formas. A brincadeira livre também é uma atividade lúdica, nela a professora pode observar a criança e seu comportamento com seus pares.
Espero que ajudem as colegas que estão com crianças nesta faixa etária. BJS!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário